E-book - Grátis

E-book - Grátis

click no download e baixe grátis

click no download e baixe grátis
Comprando um Imóvel - Passo a passo.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Emagrecimento com Saúde

È muito comum nos dias de hoje nos depararmos com pessoas querendo emagrecer por centenas de motivos. O problema é que por conta deste desejo, muitas delas fazem “qualquer coisa” sem se quer pensar nas conseqüências de seus atos. O que não falta no mercado são propostas variadas de “dietas” e medicamentos que prometem perdas enormes em períodos curtos de tempo. Pois bem! Primeiro precisamos entender o que é emagrecimento, já que para a maioria das pessoas, emagrecer é diminuir seu peso quando sobe na balança. Emagrecer é algo bem mais complexo. Quando subimos na balança não estamos pesando apenas nossa“massa gorda”, mas tudo que constitui nosso corpo: ossos, músculo, água, gordura, etc… Para emagrecermos é necessário perda de massa gorda, ou seja, gordura corporal. Uma vez formado o tecido adiposo ele não se perde mais, o que na verdade acontece é um esvaziamento das células adiposas (adipócitos) que permanecem no corpo do indivíduo prontas para serem preenchidas novamente com o excesso de gordura, conhecemos esse processo com o nome de “Efeito Sanfona”. Por esse motivo é importante observar os períodos em que o tecido adiposo é formado, sendo três os períodos críticos para a formação do tecido gorduroso (os adipócitos): no terceiro trimestre da gravidez, onde a gestante deve ter uma preocupação com a qualidade nutricional pois isso afetará diretamente o bebê,  entre os 5 e 7 anos de idade, onde o problema muitas vezes se manifesta por conta da merenda escolar e na adolescência, momento em que a “autonomia alimentar” começa a ser vivida.
Na maioria das vezes as dietas propostas para esse “emagrecimento”  são muito restritivas fazendo com que ocorra perda principalmente da massa magra, essencial para a manutenção do corpo saudável. No entanto mesmo com a perda sendo de massa magra, ao subir na balança as pessoas tem a ilusão de “emagrecimento”, pois houve perda de peso. Além disso, as dietas muito restritivas podem levar à carências nutricionais severas e com elas o surgimento de várias enfermidades.
Emagrecer de forma saudável requer primeiramente mudanças de hábitos. É necessário manter uma dieta saudável e balanceada, de forma que todos os grupos de nutrientes sejam ingeridos nas quantidades e combinações corretas. É preciso ainda, associar a essa alimentação saudável e balanceada a prática regular de atividade física sob a orientação de um profissional qualificado. Emagrecimento saudável é aquele que ocorre de forma gradativa, permitindo ao organismo se adaptar à nova constituição corporal. As palavras chaves do emagrecimento saudável são: MODERAÇÃO, VARIEDADE E EQUILÍBRIO.
Márcia Mariani
Nutricionista – CRN 7313

Obs.:Se você não tem uma conta do Google, comente como: Nome/URL

Nenhum comentário:

Postar um comentário