E-book - Grátis

E-book - Grátis

click no download e baixe grátis

click no download e baixe grátis
Comprando um Imóvel - Passo a passo.

sábado, 4 de junho de 2016

Emagrecer com Nutricionista, Nutrólogo ou Endocrinologista?


Segundo a Sociedade Brasileira de  Endocrinologia e Metabologia, cerca de 18 milhões de pessoas no Brasil são consideradas obesas e se considerarmos os indivíduos acima do peso, este número chega a 70 milhões de pessoas.
A obesidade se caracteriza pelo excesso de gordura acumulada no corpo. O padrão utilizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que identifica um peso normal é um valor de Índice de Massa Corporal (IMC) entre 18,5 e 24,9 e o obeso IMC acima de 30. O cálculo do IMC é obtido dividindo-se o peso do indivíduo pela sua altura elevada ao quadrado.
A obesidade é fator de risco para várias  doenças como:diabetes,hipertensão, doenças cardiovasculares dentre outras. Além disso, as causas da obesidade são multifatoriais, podendo estar relacionada ao patrimônio genético do indivíduo, às disfunções endócrinas ou a maus hábitos alimentares. Por esse motivo é importante a ajuda de um especialista na hora de emagrecer.
Cabe lembrar que, emagrecer não significa perder peso. Quando emagrecemos perdemos massa gorda, ou seja, a gordura acumulado no tecido adiposo e consequentemente perdemos peso. Porém perder peso pode ser conseqüência de desidratação, perda de massa magra (músculo) ou perda de gordura. É preciso certificar-se que a perda de peso é proveniente da perda de gordura, caso contrário, a perda de peso pode gerar uma falsa ideia de emagrecimento .
Visto  que são várias as causas da obesidade, também são vários os profissionais especializados no processo de emagrecimento. Vamos fazer a diferenciação entre os três principais:
1. Nutrólogo: é médico que após formação em medicina se especializa em Nutrição. Pode complementar o tratamento receitando remédios.
2. Endocrinologista: é médico que após formação em medicina se especializa no tratamento do sistema endócrino, ou seja, das glândulas secretoras de hormônios. Também pode prescrever remédios para complementar o tratamento.
3. Nutricionista: é o profissional da área da saúde formado em Nutrição, capacitado a atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética. Especialista em diagnosticar as deficiências e excessos de nutrientes no organismo para promoção, manutenção e recuperação da saúde. É também o responsável por elaborar dietas para cada tipo de metabolismo ou doença específica, visando o emagrecimento ou ganho de peso, mas principalmente, o equilíbrio das funções metabólicas.
Trabalha interpretando e compreendendo fatores biológicos, sociais, culturais e políticos para melhoria da qualidade de vida do indivíduo ou grupos de indivíduos em todos os ciclos da vida. Não tem autorização para prescrever medicamentos, mas pode prescrever fitoterápicos (fármacos obtidos das plantas para fins terapêuticos). O Nutricionista é ainda o profissional responsável pela reeducação alimentar, promovendo a mudança de hábitos alimentares não saudáveis por uma alimentação que promove a saúde.
Para cada caso existe um profissional específico,mas o ideal é que exista um trabalho interdisciplinar.
Desta forma, cada profissional contribui com seu conhecimento específico, visando o melhor para o indivíduo. A base deve ser sempre o respeito, assim todos saem ganhando.
        Márcia Mariani
Nutricionista - CRN 7313

Obs.:Se você não tem uma conta do Google, comente como: Nome/URL

Um comentário: