E-book - Grátis

E-book - Grátis

click no download e baixe grátis

click no download e baixe grátis
Comprando um Imóvel - Passo a passo.

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

NUTRIÇÃO E GESTAÇÃO

Imagem da internet

O QUE É GRAVIDEZ ?
Corresponde ao período de cerca de nove meses de gestação nos seres humanos, desde a fecundação e implantação do ovo no útero até ao nascimento.
O PARTO
O parto equivale à saída do feto do útero materno. Geralmente acontece  cerca de 38 semanas após a concepção , ou seja, em mulheres com ciclo menstrual de quatro semanas corresponde a aproximadamente 40 semanas após o início do último período menstrual
GRAVIDEZ E FATOR Rh
Eritroblastose fetal é uma doença hemolítica causada pela incompatibilidade do sistema Rh do sangue materno e fetal. Quando ocorre a incompatibilidade sanguínea pelo fator Rh  ela se manifesta, , ou seja, quando o fator Rh da mãe é negativo e o do feto, positivo. Quando isso acontece, durante a gestação, a mulher produz anticorpos anti-Rh para tentar destruir o agente Rh do feto, considerado “estranho”.Toda mulher deve saber qual seu fator Rh e o do seu parceiro antes de engravidar;Tão logo seja confirmada a gravidez, mulher Rh negativo com parceiro Rh positivo deve realizar o exame de Coombs indireto para detectar a presença de anticorpos anti-Rh no sangue; Após 72 horas do parto do primeiro filho, nos casos de incompatibilidade sanguínea por fator RH, a mulher deve tomar gamaglobulina injetável para que os anticorpos anti-Rh sejam destruídos
VITAMINAS E MINERAIS NA GRAVIDEZ
PRIMEIRO TRIMESTRE
ÁCIDO FÓLICO (B9) – Sua ingestão previne má formação do sistema nervoso do bebê. É comum os médicos recomendarem que a ingestão do ácido fólico comece 3 meses antes da concepção e  continue no primeiro trimestre da gestação.
SEGUNDO TRIMESTRE
VITAMINA C – age na formação do colágeno da pele, vaso sanguíneos, osso, cartilagens. Aumenta a absorção do ferro e fortalece o sistema imune.
MAGNÉSIO – auxilia na formação e crescimento dos tecidos do corpo
VITAMINA B6 – responsável pelo crescimento e ganho de peso do feto e previne a depressão pós-parto.
FERRO – previne a anemia materno e fetal.Além de ser responsável pela produção de hemoglobina que auxilia no transporte de oxigênio.
TERCEIRO TRIMESTRE
CÁLCIO – responsável pela formação óssea do bebê. Auxilia na produção do leite materno. Ajuda no processo de coagulação sanguínea, controle da pressão arterial, batimentos cardíacos e contração
OBS.: Durante os nove meses, além de uma dieta balanceada, é necessário ingestão adequada de todos os nutrientes, tais como : Carboidratos, lipídeos, proteínas, Fósforo, todas as vitaminas do complexo B, Vitamina A, etc.
DIABETES GESTACIONAL
Diabetes gestacional – ocorre durante a gravidez e, na maior parte dos casos, é provocado pelo  excesso de peso da mãe; O diabetes gestacional pode ocorrer em qualquer mulher. Não é comum a presença de sintomas. Por isso, recomenda-se que todas as gestantes pesquisem, a partir da 24ª semana (início do 6º mês) de gravidez, como está a glicose em jejum e,o chamado teste oral de tolerância a glicose. O controle do diabetes gestacional é feito na maioria das vezes através de uma orientação nutricional adequada associada à pratica de atividade física.
ECLAMPSIA
A gravidez pressupõe o crescimento de um ser geneticamente diferente dentro do útero da mulher, uma vez que herdou metade dos genes do pai. Ela não rejeita esse corpo estranho, porque desenvolve mecanismos imunológicos para proteger o feto. Em alguns casos, porém, ele libera proteínas na circulação materna, que provocam uma resposta imunológica da gestante, que agride as paredes dos vasos sanguíneos, causando vasoconstrição e aumento da pressão arterial. A hipertensão arterial específica da gravidez recebe o nome de pré-eclampsia e, em geral, instala-se a partir da 20ª semana, especialmente no 3° trimestre. A pré-eclampsia pode evoluir para a eclampsia, uma forma grave da doença, que põe em risco a vida da mãe e do feto. Sintomas:
a) Sintomas da pré-eclampsia (que também pode ser assintomática): hipertensão arterial, edema (inchaço), principalmente nos membros inferiores, que pode surgir antes da elevação da pressão arterial, aumento exagerado do peso corpóreo e
proteinúria, isto é, perda de proteína pela urina.

b) Sintomas da eclampsia: convulsão (às vezes precedida por dor de cabeça, de estômago e perturbações visuais), sangramento vaginal e coma.
A única maneira de controlar a pré-eclampsia e evitar que evolua para eclampsia é o acompanhamento pré-natal criterioso e sistemático da gestação, associado ao acompanhamento nutricional.
ATIVIDADE FÍSICA NA GRAVIDEZ
       Se a grávida não fazia nenhuma atividade física antes de engravidar, agora não é hora de querer se tornar uma atleta.O ideal, no entanto, é que a mulher que pretende engravidar comece a fazer algum tipo de atividade física aeróbica, a fim de melhorar o condicionamento cardiovascular. Caso isso não aconteça com a antecedência necessária é melhor começar com exercícios leves e sempre com a autorização do médico e sob a orientação de um profissional qualificado.
Quando bem orientada, a atividade física reduz riscos de complicações como diabetes e eclampsia, além de ajudar a manter a forma antes e depois do parto.
Além disso, os bebês também são beneficiados com a atividade:segundo um estudo apresentado no Congresso de Neurociências de San Diego, o cérebro de recém-nascidos cujas mães se exercitaram na gravidez se desenvolve mais intensamente, o que se traduz em habilidades cognitivas afiadas durante toda a vida.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      Márcia Mariani                                            Nutricionista CRN- 7313

Obs.: Se você não tem uma conta do Google, comente como: Nome/URL

Nenhum comentário:

Postar um comentário