E-book - Grátis

E-book - Grátis

click no download e baixe grátis

click no download e baixe grátis
Comprando um Imóvel - Passo a passo.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

NUTRIÇÃO E VEGETARIANISMO


O QUE É VEGETARIANISMO?
O vegetarianismo tem sua origem na tradição filosófica indiana, que chega ao Ocidente na doutrina pitagórica. Nas raízes indianas e pitagóricas do vegetarianismo são ligadas a noção de pureza e contaminação, não correspondendo com a visão de respeito aos animais.  
“O regime vegetariano não é, exclusivamente vegetal, e seu nome não se origina de alimentação vegetal, mas sim, do latim vegethus, que significa ‘forte’, ‘vigoroso’, ‘saudável’”. Ser vegetariano é não consumir carnes de nenhuma espécie e nem produtos derivados da carne.
 (WINCKLER, 2004).
A DIETA VEGETARIANA
Seguir uma  dieta vegetariana pode ser  muito saudável, porém é necessário prestar atenção e substituir corretamente os alimentos, para então conseguir suprir todos os nutrientes necessários para se ter uma boa saúde sem gerar nenhuma carência
TIPOS DE  VEGETARIANISMO
Ovolactovegetarianismo:  Dieta composta por alimentos de origem vegetal, ovos, leite e derivados deles. Nesta dieta só há a exclusão de qualquer tipo de carne da alimentação.
Lactovegetarianismo:Dieta composta por alimentos de origem vegetal, leite e seus derivados. Os que a seguem não comem ovos nem qualquer tipo de carne.
Ovovegetarianismo:Dieta composta apenas por alimentos de origem vegetal e ovos, havendo a exclusão dos produtos lácteos e seus derivados e de carne.
Vegetarianismo semiestrito:Dieta que exclui quase todos os alimentos de origem animal, abrangendo somente o mel.
Vegetarianismo estrito:Também chamado de vegetarianismo verdadeiro, é uma dieta que exclui todos os produtos de origem animal. Vegetarianos estritos não comem, assim, qualquer tipo de carne, ovos, laticínios, mel, etc., retirando da dieta todos os produtos de origem animal.
VEGETARIANISMO ESTRITO X VEGANO
"Apesar de nutricionalmente classificarmos os 'vegetarianos verdadeiros' apenas pela alimentação, existe uma diferença entre o vegano e o vegetariano estrito. Geralmente o vegano também não utiliza produtos não alimentícios provenientes de animais, como lã, couro, seda e pele. Quando falamos em termos exclusivamente nutricionais, não faz diferença essa classificação."
Enquanto o vegetarianismo estrito é apenas um regime alimentar, veganismo é respeito aos direitos animais - o que inclui o vegetarianismo estrito por razões éticas, mas não apenas (circo com animais,rodeios, produtos testados em animais, e qualquer outra forma de exploração animal é boicotada pelos veganos).
VITAMINA B12 E VEGETARIANISMO
Essa vitamina é o único nutriente que os vegetarianos podem precisar suplementar mesmo com uma dieta bem planejada.
            A vitamina B12 está presente apenas nos alimentos de origem animal em quantidade e biodisponibilidade significativa.
            Vale  lembrar que leite, queijos e ovos são de origem animal e contém essa vitamina. A maioria dos vegetarianos utiliza esses alimentos. Se o uso deles for regular (diário) e atingir as necessidades diárias, não é necessário utilizar suplementos.
Seja qual for a sua opção nutricional, ela deve ser balanceada e lhe proporcionar melhor qualidade de vida. 

Márcia Mariani
CRN 7313

Obs.:Se você não tem uma conta do Google, comente como: Nome/URL


Nenhum comentário:

Postar um comentário