E-book - Grátis

E-book - Grátis

click no download e baixe grátis

click no download e baixe grátis
Comprando um Imóvel - Passo a passo.

segunda-feira, 25 de julho de 2016

ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA

Imagem: debatesculturais

Quando eu atuava na área imobiliária, ainda peguei a época da especulação período de 2007 a 2013, neste período existiam os investidores que adquiriam duas ou três unidades de um empreendimento esperando obter grandes lucros no final da obra ou até mesmo durante a obra, rentabilidade que girava entre 15 e 30%, lembro que os empreendimentos com 150, 200 unidades eram vendidos em 30 dias. Hoje este quadro mudou, em virtude da economia os juros estão mais altos, os financiamentos estão mais rigorosos dificultando as aprovações.
                Não é que o dinheiro passou a valer mais, na verdade o dinheiro sumiu, a circulação está mais difícil, o desemprego está em alta, então aquela venda de impacto que fazíamos induzindo o cliente a assinar o contrato imediatamente não existe mais. Hoje o cliente pesquisa muito, compara os preços, negocia, faz propostas, a oferta está maior que a procura, porém é importante que se diga que a oferta aumentou, não porque estão resolvendo o problema do defit imobiliário, não este continua grande, o que está acontecendo é que pela dificuldade de aprovações de crédito o cliente ficou mais criterioso e com um poder de barganha maior. Hoje quem tem dinheiro e condições de financiamento, meio que ditam as condições e conseguem bons negócios.
                Quando a economia fica instável uma série de fatores acontecem. As pessoas ( clientes ) com medo de perderem emprego ou mesmo do reajuste abusivo das prestações em virtude dos indexadores das parcelas uma vez que o imóvel pode ser financiado em até 30 anos e que  neste período teremos pelo menos sete mudanças de governo, faz com que as pessoas optem pelos alugueis, afinal nesta modalidade uma possível inadimplência não significa perda do imóvel adquirido.
                Percebendo esta nova situação as construtoras “pisaram no freio” e diminuíram as construções  de novos empreendimentos, assim a procura continua relativamente grande em relação a oferta. As vendas de imóveis continuam acontecendo mas o perfil mudou, o investidor está mais retraído e as vendas são realizadas para empresas ou pessoas que compram para uso próprio.
                Um outro fato, em menor escala mas real, é que muitas das pessoas que compraram seus imóveis neste período de euforia tiveram uma perda salarial e com isso perderam a capacidade de pagamento o que acarretou na devolução das unidades adquiridas, aumentando assim o estoque das construtoras.
                Hoje a valorização dos imóveis está menor que a inflação girando em torno de 5% ao ano, claro que dependendo da região pode-se conseguir uma melhor variação mas nada tão expressivo.
                A verdade é que enquanto não houver um  crédito mais barato ( juros menores ) , uma melhora de salário, uma queda do desemprego, enfim, uma retomada real de crescimento, a confiança fica abalada e o mercado continua retraído.
                                                                                                                            Marcus Mariani
Obs.:Se você não tem uma conta do Google, comente como: Nome/URL

Um comentário:

  1. Vim bordar um recadinho de bom início de semana para você e sua família.
    Deixo aqui o convite para você visitar meu blog e ver mais um projeto social da pracinha de lazer realizado por Hilda's Bordados!
    Muito obrigada ela presença e pelo apoio!
    Beijos em todos no ♥
    YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=gKmvU972x94
    Blog: http://hildasbordados.blogspot.com.br/
    Fanpage: https://www.facebook.com/Hildas-Bordados-1362839060398854/
    ⊱✿.*☆*.¸✽ ¸.*♡*.✿⊰✽⊱✿.*☆*.¸✽¸.*♡*.✿⊰✽ ⊱✿.*☆*.¸✽¸.*♡*.✿⊰

    ResponderExcluir