E-book - Grátis

E-book - Grátis

click no download e baixe grátis

click no download e baixe grátis
Comprando um Imóvel - Passo a passo.

sexta-feira, 29 de julho de 2016

HIPERTENSÃO E NUTRIÇÃO




Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão a Hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9. 
A pressão alta ataca os vasos, coração, rins e cérebro. Os vasos são recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada, que é machucada quando o sangue está circulando com pressão elevada. Com isso, os vasos se tornam endurecidos e estreitados podendo, com o passar dos anos, entupir ou romper.
CLASSIFICAÇÃO
A hipertensão arterial pode ser classificada em:
Primária -  é aquela que surge sem causa esclarecida
Secundária - é aquela que surge devido a uma doença já instalada que leva à hipertensão, como insuficiência renal.
PRINCIPAIS CAUSAS
Sedentarismo; obesidade; idade do indivíduo: o risco aumenta com a idade; consumo excessivo de sal; alimentação rica em gordura; dislipidemias (Colesterol e frações alteradas); tabagismo
SINTOMAS
Na maioria dos indivíduos a hipertensão arterial não causa sintomas, apesar da coincidência do surgimento de determinados sintomas que muitos, de maneira equivocada, consideram associados à doença, como por exemplo, dores de cabeça, sangramento pelo nariz, tontura, rubor facial e cansaço. Porém caso o indivíduo apresente uma hipertensão arterial grave ou prolongada e não tratada, apresenta, sim,  dores de cabeça, vômito, dispnéia ou falta de ar, agitação e visão borrada decorrência de lesões que afetam o cérebro, os olhos, o coração e os rins.
ALIMENTAÇÃO E HIPERTENSÃO
As pessoas que apresentam Hipertensão devem priorizar uma alimentação saudável e balanceada pois essa prática pode evitar tratamento farmacológico.
O principal vilão na hipertensão arterial, sem dúvida alguma, é o sódio, porém é preciso lembrar que o sódio não está presente apenas no sal de cozinha mas, em quase todos os alimentos industrializados. Especialmente o refrigerante, os embutidos e alguns adoçantes (sacarina sódica, ciclamato de sódio)
CARBOIDRATOS: 
 Estes alimentos devem fazer parte da alimentação, porém na quantidade adequada. Dê preferência aos carboidratos integrais pois demoram mais para serem digeridos, evitando assim os picos de glicemia
PROTEÍNAS:
A ingestão de proteínas deve ser  de acordo com as necessidades individuais. Elas são importantes já que auxiliam na construção da massa muscular, cabelos, unhas e auxiliam no processo de cicatrização
.
GORDURAS:
O excesso na ingestão de gorduras  pode levar ao surgimento de doenças caridiovasculares, além de , poder gerar um aumento de peso, causando a hipertensão. Devem fazer parte da alimentação, porém consumidos com moderação.
FIBRAS:
Os alimentos que contém fibras auxiliam no bom funcionamento intestinal, na eliminação do colesterol da dieta. No entanto, a quantidade a ser consumida deve ser balanceada de acordo com o restante da alimentação de cada paciente
ATIVIDADE FÍSICA
 Prática regular de atividades físicas promove uma série de alterações benéficas ao sistema cardiovascular do indivíduo hipertenso, auxiliando no controle da pressão arterial, o que resulta muitas vezes na redução de medicamentos hipertensivos ou mesmo na eliminação do medicamento.
O ideal para pacientes hipertensos, é a elaboração de um programa específico de treinamento físico, monitorado por profissional capacitado e habilitado, o qual irá controlar os batimentos cardíacos, assim como a pressão arterial antes, durante e após a atividade física. 
Referencias : Sociedade Brasileira de Hipertensão
                                                                                                                                                                                                                                                               MÁRCIA MARIANI
Nutricionista CRN- 7313
Obs.:Se você não tem uma conta do Google, comente como: Nome/URL

Nenhum comentário:

Postar um comentário