E-book - Grátis

E-book - Grátis

click no download e baixe grátis

click no download e baixe grátis
Comprando um Imóvel - Passo a passo.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

INVERSÃO DE PAPEIS

imagem da internet


Acabei de ler um texto de autor desconhecido chamado  Todo filho é pai da morte de seu pai”.
Este texto refleti  exatamente a situação que minha família vive no momento... Meu pai com um grau avançado de Alzheimer passou de pai para filho e nós de filhos para pais. Minha mãe 24 horas por dia em função do meu pai – ela muito mais pai que nos filhos, que apenas ajudamos em espaçados momentos do dia.
No começo são pequenos esquecimentos, são repetidas perguntas e é quando ainda não sabemos o que está acontecendo e acabamos nos irritando. “ Poxa já me perguntou a mesma coisa 4 vezes”... Neste momento nem nos lembramos de quantas vezes fizemos as mesmas perguntas a ele quando éramos crianças.
Mais tarde, vem  o apoio de braços no banheiro, corrimão nas escadas, cama hospitalar...
O tempo vai passando e essa doença ingrata transformando nosso pai herói em criança, precisando de auxilio para se alimentar, beber uma água ou realizar uma simples higiene pessoal.
E depois a comida já não é uma opção e vem a dieta, passada pelo nariz ou direto no estomago.
Triste realidade, triste ver uma pessoa ativa ficar completamente dependente de todos.
As vezes temos que carrega-lo para ajeitar a cama e fico pensando quantas vezes ele já fez isso com a gente. . .
Só Deus para explicar, só Deus para confortar, pois é meio inexplicável por que alguém que trabalhou a vida inteira para criar os filhos e ajudar a todos que lhe procuravam tem que acabar assim.
Esta semana completei  50 anos de idade e nunca senti tanto a falta dele, como em meu aniversário. Revendo fotos de minha trajetória ele estava em praticamente todas, sempre presente nesta hora bateu uma angustia e foi inevitável não chorar... choro agora também me lembrando...
Saudades ... Até mesmo das broncas, por que nelas eu aprendia muito. Hoje, não fala, não interage, não sei nem se nos entende, pelo menos sempre eu tenho certeza que não.
E é por isso que eu vivo repetindo Não importa se ele não se lembra mais de mim, eu que não posso esquecer de quem ele foi e o que ele fez por mim.

Marcus Mariani
Obs.: Se você não tem uma conta do Google, comente como: Nome/URL

Nenhum comentário:

Postar um comentário