E-book - Grátis

E-book - Grátis

click no download e baixe grátis

click no download e baixe grátis
Comprando um Imóvel - Passo a passo.

terça-feira, 28 de março de 2017

PRINCIPAIS PROBLEMAS EM UM CONDOMÍNIO






Compartilhar espaços comuns em condomínios é um grande desafio, lidar com pessoas, com  pensamentos, valores e condutas diferentes realmente é muito complicado.
As principais causas de reclamações entre os vizinhos são: barulho, o uso da garagem, animais, administração do sindico, infiltrações/vazamentos e  a falta de educação de alguns condôminos ao relatarem suas opniões. Com a tecnologia em alta é comum que os condompinos criem grupos de WhatSapp entre os moradores, mas neste caso é importante que se escolha um moderador para conter condôminos mal educados que acabam baixando o nível da discussão.

Convenção bem escrita
Uma boa redação na convenção de condomínio abrangendo todos os problemas e principalmente dando ao sindico poder de punição, através de multas, ajuda muito na hora das decisões.
É importante o processo a presença de um advogado especializado em Direito Imobiliário pois  os artigos 1.336 e 1.337 do Código Civil preveem procedimentos que dificultam a compreensão na hora de  aplicar as multas. O Código Civil prevê multas de até 5 ou 10 vezes o valor do condomínio, mas deixa de graduar a sua aplicação, e isso gera problemas  para o sindico penalizar o condômino infrator.
 
Barulho só é bom para quem faz
As pessoas ao darem uma festa acham que todos os vizinhos devem entrar no clima de bagunça e acabam extrapolando no barulho.
Uma convenção bem redigida dá poder ao sindico de acabar com a bagunça mediante punição e multa ao infrator, dando ainda direito ao acionamento na justiça ( Pelo condomínio ou pelo Condômino) caso o problema não seja sanado.
Animais 
É importante que observe na convenção a permissão ou não de animais domésticos no condomínio. Caso seja permitido cabe aos donos manter o local sempre limpo para evitar mal cheiro ao condomínio, evitar a entrada em elevador junto com outro morador que por ventura tenha medo do animal. Enfim tentar manter uma boa convivência.
Uso da Garagem 
Dois fatores são primordiais na geração de problemas em garagem.
Falta de esclarecimentos na convenção e Falta de educação dos Condôminos. Novamente a arma para sanar o problema está em convenção bem feita, onde se defina cada uma das vagas aos respectivos apartamentos, bem como a quantidade de vagas e a aplicação de multas em caso de descumprimento.
Infiltrações / Vazamentos
O proprietário do apartamento que está com vazamento tem que entender que ele tendo ou não culpa pelo ocorrido, deve assumir os custos pelos reparos no apartamento do vizinho, inclusive danos a móveis se for o caso. Muitas vezes por falta de dinheiro ou ignorância da legislação os casos vão para a justiça, gasta-se horrores e no final além dos prejuízos ainda tem as custas do processo. Sempre o melhor é uma boa conversa e um acordo.
Gestão do Síndico
É importante o síndico lembrar que ele é apenas o gestor de um bem comum a várias outras pessoas, por isso deve satisfação a todos de seus atos e para isso deve deixar à mão de todos as atas de reuniões e decisões tomadas. Para evitar reclamações, a ata deve ser redigida no momento da realização da assembleia, devendo ser respeitado o direito dos presentes fazerem constar a sua manifestação, sem distorções, esta, deve retratar a verdade e os fatos como acabaram de ocorrer. Tendo o síndico qualquer dificuldade para resolver as questões jurídicas, contábeis ou de engenharia, este tem o direito de contratar e consultar especialista cabendo esse custo ao condomínio, pois este é o maior interessado no acerto das decisões do seu representante. Dessa maneira, a síndico terá maior credibilidade e respaldo para administrar o condomínio.
Obs.: Se você não tem uma conta do Google, comente como: Nome/URL

3 comentários:

  1. O texto é bem sucinto.Poderia ter mais informações e também alguns exemplos de ações que foram bem sucedidas em outros condomínios.Esse assunto é muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade Jordana, cada caso é um caso. Viver em comunidade é realmente muito complexo. A ideia do texto é alertar para uma convenção bem redigida, abrangendo cada particularidade do condominio, além dá abrangência padrão e por isso se faz necessária a presença de um advogado especialista em direito imobiliário. Obrigado por seu comentário e continue deixando sua opinião, isso nos ajuda a melhorar sempre. Marcus.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Marcus ! Bom domingo para você e sua família! Vim bordar este recadinho para que saibam que não esqueci de vocês. Estou trabalhando bastante e estou colocando em prática outros projetos! Tenho novidades que já coloquei la. Sempre é bom visitar você e conferir suas novidades e postagens eu não tenho relações de condomínio então não tive uma experiência dessas, mas é uma ótima auda e super interessante!
    Abraços em todos, beijos no <3
    Fiquem com Deus
    ♥Hilda's Bordados♥

    ResponderExcluir